Tuesday, January 23, 2007






Depois de ter escrito o texto sobre a chegada dos 18 anos apercebi-me que tinha sido "agressivo" com a idade!!!



E depois começei a pensar na preparação da festa: "Valerá a pena uma pessoa ficar agarrada ao passado?" e mentalmente começei a elaborar uma resposta: "O tempo não posso parar, a idade também não, logo o caminho é em frente, não posso ficar agarrado às coisas do passado. Posso pegar no passado como ajuda para ultrapassar o futuro (velha regra: Para se prever o futuro tens que conhecer o passado)!!! A esta evolução temporal chamamos de evolução natural das coisas!



E para meu contentamento, na festa dos amigos, os meus colegas ofereceram-me um livro com o nome: "Quem mexeu no meu Queijo?" E é, basicamente, uma filosofia fácil para aprendermos a mudar no tempo certo e, claro, como lidar com a mudança... Fala sobre o medo de perder o "Queijo", ou seja, medo da mudança.



Para partilhar convosco o que me passou pela cabeça nas festas que organizei vou vos deixar, mais uma vez com uma musica de Rui Veloso (tinha que ser :P) e chama-se Sayago Blues e conseguimos contruir um paralelismo entre a vontade da mudança mas de não querer sair da situação em que está sendo mais confortável (a curto prazo) e como consequencia sente-se infeliz e sozinho :



Não há estrelas no céu a dourar o meu caminho,
Por mais amigos que tenha sinto-me sempre sozinho.
De que vale ter a chave de casa para entrar,
Ter uma nota no bolso pr'a cigarros e bilhar?
Refrão:
A primavera da vida é bonita de viver,
Tão depressa o sol brilha como a seguir está a
chover.
Para mim hoje é Janeiro, está um frio de rachar,
Parece que o mundo inteiro se uniu pr'a me tramar!
Passo horas no café, sem saber para onde ir,
Tudo à volta é tão feio, só me apetece fugir.
Vejo-me à noite ao espelho, o corpo sempre a mudar,
De manhã ouço o conselho que o velho tem pr'a me dar.
Refrão
Hu-hu-hu-hu-hu, hu-hu-hu-hu-hu.
Vou por aí às escondidas, a espreitar às janelas,
Perdido nas avenidas e achado nas vielas.
Mãe, o meu primeiro amor foi um trapézio sem rede,
Sai da frente por favor, estou entre a espada e a
parede.
Não vês como isto é duro, ser jovem não é um posto,
Ter de encarar o futuro com borbulhas no rosto.
Porque é que tudo é incerto, não pode ser sempre
assim,
Se não fosse o Rock and Roll, o que seria de mim?
[Refrão]
Não há-á-á estrelas no céu...






Também escolhi esta musica por ser uma das que me lembro de quando era criança, ou seja, mudança. Experimenta a mudança. Experimenta não, faz a mudança se não queres ficar para tras contigo próprio

2 comments:

Anonymous said...

Por estranho q pareça.. talvez tenhas conseguido mudar um bcadinho a minha forma d ver as coisas (e acredita q n e facil )com essas coisas q dissest... isso do passado, aquilo a q tanto m prendo.. essa e mesmo a melhor maneira d pensar pa poder continuar em frente! Ainda faltam uns meses pa fazer 18 anos mas, graças a ti, já não tenho medo q eles chguem... espero.. e sei q se precisar vou ter amigos cm tu pa m ajudarem!

Obgd pelo remedio pas minhas paranoias :p

é bom conversar ctg.. servir cm modelo d fealdade!


continua a escrever.. nofundo sabes sempre o q dizer :D

bjO * *

gst d ti colega de equitaçao :P

Joana said...

Gosto tanto dos teus posts! :D
Vês como disse que ias aceitar a ideia com o tempo? afinal até percebeste isso bem rápido! Também tenho o livro "Quem mexeu no meu queijo" ^^
Continua a escrever, Tomás! Gostei muito deste post (:
Beijocas (e saudades),
Penny. *